CATARATA
 
 

O que é o “olho seco”?
“olho seco” é uma situação em que a produção de lágrima, que mantém o olho hidratado e saudável, não é suficiente em quantidade ou em qualidade.

Causas
Idade - a produção de lágrima diminui com a idade, especialmente nas mulheres, após a menopausa.

Medicação - pode ocorrer como efeito secundário a diversas medicações como a pílula contraceptiva, diuréticos, anti-histamínicos, beta-bloqueantes, antidepressivos, etc.

Condições ambientais – o “olho seco” pode ser causado pela exposição a ambientes poluídos, ao fumo do tabaco, ao ar condicionado/aquecimento central ou ao vento, pelo aumento da evaporação da lágrima.

Fixação prolongada do olhar – o pestanejar é muito importante para a distribuição da lágrima sobre a superfície ocular e para a estimulação da sua produção. O pestanejo insuficiente durante a fixação prolongada no ecrã de computador, na televisão ou a conduzir, pode dar origem ao “olho seco”.

Doenças – as inflamações oculares (conjuntivite, blefarite), artrite reumatóide, lupus eritematoso disseminado, síndrome de Sjörgren, diabetes, doenças dos rins ou da tiróide, podem ser causadoras de “olho seco”.

Lentes de contacto – a utilização prolongada de lentes de contacto também provoca “olho seco”, o roçar das lentes contra a mucosa do olho pode ser um factor de causa, tornando o porte das lentes desconfortável.

Sintomas
s sintomas mais frequentes de “olho seco” são:

  • sensação de “areia nos olhos”
  • irritação dos olhos em ambientes com fumo ou ar condicionado
  • ardor
  • comichão
  • dificuldade em suportar a luminosidade (fotofobia)
  • olhos vermelhos e dolorosos
  • visão enevoada
  • lacrimejo
  • pestanejo frequentes

Tratamento
seu oftalmologista poderá diagnosticar o síndrome de “olho seco” simplesmente examinando os seus olhos. O “olho seco” é uma doença crónica que pode, no entanto, ser controlada com sucesso desde que sejam seguidas as indicações do oftalmologista relativamente aos medicamentos a tomar e aos cuidados a ter para evitar que a situação se agrave.
tratamento mais corrente do “olho seco” passa pela utilização de lágrima artificial, que substitui as lágrimas naturais em falta, lubrificando e protegendo os olhos e que devem ser utilizadas as vezes necessárias para evitar o aparecimento dos sintomas.

 
 
    Copyright © ® 2019 Optiface. Todos os direitos reservados.