CATARATA
 
 

O que é a DMLI?
Degenerescência Macular Ligada à Idade, é um conjunto de alterações degenerativas, de causa ainda desconhecida, que afectam a mácula (zona mais sensível da retina) e aumentam com a idade.
utros factores associados a esta patologia para além da idade são: os factores oculares (drusens e cor da Íris), os factores sistémicos (hipertensão arterial, doenças vasculares, diabetes), os factores ambientais (exposição prolongada à luz solar, exposição ao fumo do tabaco) e ainda os factores genéticos.
xistem duas formas de DMLI, a forma “seca” e a forma “húmida”. A DMLI na sua forma “húmida”, tem um pior prognóstico em termos de visão, em relação à DMLI “seca”. Em contrapartida, a forma “húmida” é menos frequente que a forma “seca”.
diagnóstico da DMLI é feito através da observação do fundo ocular e de exames específicos como a angiografia fluoresceínica, que envolve a injecção intravenosa de um contraste, para a obtenção de imagens fotográficas da retina.

  

Normal                                             DMLI

Sintomas

  • visão turva com deterioração gradual
  • alteração do tamanho ou forma dos objectos
  • alteração da visão das cores
  • mancha escura ou esbranquiçada no centro do campo visual

endo em conta que a visão central é afectada, o paciente passa a ter dificuldade em ler, escrever, reconhecer faces, ver televisão, etc. A visão periférica é geralmente conservada, assim os doentes mesmo com uma visão central diminuída, podem deslocar-se com relativa facilidade.

Tratamento
retina destruída pela DMLI não pode ser recuperada, e a perda de visão é permanente, portanto um diagnóstico precoce pode ser fundamental para a preservação da visão. Não há um tratamento específico para a DMLI “seca”, deve ser monitorizada para o possível desenvolvimento em DMLI “húmida”. O tratamento da DMLI “húmida” tem em vista a minimização da perda visual e do tamanho da mancha central. É utilizado um tratamento a LASER de forma a destruir os novos vasos sanguíneos anormais formados na mácula.
ma forma mais avançada de tratamento, a terapia fotodinâmica, tem demonstrado excelentes resultados no impedimento da deterioração da visão em pacientes com DMLI “húmida”. Esta técnica envolve a injecção intravenosa de um corante fotossensível, que se acumula nos novos vasos sanguíneos anormais formados na mácula, que são destruídos por acção do LASER.

Protecção contra DMLI
protecção contra os raios UV tem um papel importante no desenvolvimento da DMLI. É importante proteger os olhos da radiação UV, desde uma idade jovem, através de óculos com 100% de protecção UV.
nutrição tem também um papel importante na DMLI. Estudos sugerem que indivíduos com dietas ricas em vegetais têm menos riscos de desenvolver DMLI.
umar comporta um risco importante para a perda visual na DMLI. Estudos demonstram que o tabaco duplica o risco de desenvolver DMLI e esse risco mantém-se mesmo 15 anos após deixar de fumar.

 
 
    Copyright © ® 2019 Optiface. Todos os direitos reservados.