CATARATA
 
 

O que é a catarata?
catarata define-se como a perda de transparência do cristalino (a lente no interior dos nossos olhos), tornando-se opaco e provocando a diminuição da visão do olho afectado.


Como se forma?
aparecimento da catarata resulta, normalmente, de um processo natural de envelhecimento. Estima-se que mais de 50% das pessoas acima dos 60 anos, e algumas mais jovens, sofrem de catarata. A catarata pode também ocorrer devido a traumatismos oculares, a complicações de cirurgias oculares, à utilização de determinados medicamentos e à exposição excessiva à luz solar.



Sintomas
egra geral, a catarata surge de forma lenta, podendo não ser notada inicialmente pelo doente, mas apenas quando este se apercebe das consequentes alterações visuais:

  • Diminuição da visão (enevoamento)
  • Deslumbramento, principalmente na visão nocturna
  • Miopização (aumento da miopia, potência negativa do olho)
  • Visão dupla monocular
  • Dificuldade na percepção das cores

s cataratas não provocam dor, mas podem afectar gravemente a realização de tarefas que solicitem a visão como ler, escrever, costurar ou conduzir.



Tratamento
ão existe um tratamento eficaz que evite a formação de catarata. Deste modo, a cirurgia é o único meio para resolver a perda visual causada pela catarata.
cirurgia da catarata consiste na remoção do cristalino e introdução de uma lente intra-ocular. É um procedimento relativamente simples e rápido, com sucesso em mais de 90% dos casos.

 
 
    Copyright © ® 2019 Optiface. Todos os direitos reservados.