CATARATA
 
 

O que é a blefarite?
blefarite é uma inflamação das pálpebras. Pode surgir em qualquer idade mas é mais frequente em pessoas com tendência para pele oleosa, caspa e “olho seco”.

Causas
inflamação tem origem no mau funcionamento de pequenas glândulas existentes no bordo da pálpebra. Em condições normais estas glândulas produzem uma secreção gordurosa que ajuda a lubrificar o olho e evita a evaporação da lágrima. Em casos de blefarite estas glândulas ficam obstruídas, acumulando as secreções no seu interior e nos bordos palpebrais. As secreções, de difícil remoção, favorecem o desenvolvimento de bactérias que levam à infecção do local.

Sintomas

  • caspas na base das pestanas
  • olho vermelhosardor e comichão
  • lacrimejo
  • pálpebras inchadas e avermelhadas
  • crostas no bordo das pálpebras
  • sensação de areia nos olhos
  • hipersensibilidade ao fumo, ao vento, ao cloro das piscinas, às lentes de contacto e aos conservantes das gotas oculares


Tratamento
Limpeza local
limpeza local deve ser feita 1 ou 2 vezes por dia na margem das pálpebras, utilizando uma compressa embebida numa solução própria para limpeza palpebral (disponível em farmácias), terminando com soro fisiológico ou água para remover os restos da solução.

Calor local
calor aplicado localmente ajuda a remover as crostas e secreções gordurosas. Deve usar-se uma compressa humedecida em água quente e colocá-la sobre a pálpebra fechada várias vezes, durante 3 minutos, 2 a 3 vezes ao dia.

Massagem das pálpebras
massagem suave na base das pestanas permite tornar mais fluídas as secreções das glândulas. A massagem deve ser feita em movimentos circulares e horizontais durante alguns segundos.

Medicação
s lágrimas artificiais são úteis no tratamento do desconforto e irritação ocular.
s antibióticos são usados em gotas ou pomadas oftálmicas para tratamento local da infecção palpebral.
s corticóides são utilisados em casos de inflamação grave. A sua utilização durante períodos de tempo alargados deve ser limitada, devido aos possíveis efeitos secundários provocados (catarata, glaucoma).

 
 
    Copyright © ® 2019 Optiface. Todos os direitos reservados.