CATARATA
 
 

alergia ocular é uma inflamação dos olhos provocada por uma reacção do corpo a substâncias aparentemente inofensivas.
alergia caracteriza-se por uma resposta de defesa do organismo a alergénios (substâncias consideradas como perigosas pelo sistema imunitário: pólen, pó, pêlos de animais, certos alimentos), levando ao aparecimento de sintomas típicos.

Sintomas
s sintomas mais frequentes de alergia ocular são:

  • olhos vermelhos e inchados
  • comichão e ardor
  • sensação de “areia nos olhos”
  • dificuldade em suportar a luminosidade (fotofobia)
  • lacrimejo

m alguns casos, os sintomas de alergia ocular podem coexistir com sintomas de retinite alérgica (nariz entupido e “a pingar”, espirros consecutivos) ou bronquite alérgica (tosse, asma, pieira).

Tratamento
ara além das medidas de prevenção (evitar o contacto com o alergénio e manter as superfícies limpas), o médico oftalmologista poderá prescrever o tratamento mais indicado em cada caso. Antialérgicos – é aconselhável a utilização do medicamento durante todo o tempo em que existe risco de contacto com o alergénio (ex.: durante a estação polínica, se o doente for alérgico ao pólen), mesmo na ausência de sintomas.
escongestionantes – são usados para alívio temporário dos sintomas da alergia, no entanto, só podem ser usados durante um curto espaço de tempo, devido aos possíveis efeitos secundários. Lágrimas artificiais – reduzem a irritação ocular e protegem a superfície dos olhos, podendo ser utilizadas várias vezes ao dia.

 
 
    Copyright © ® 2019 Optiface. Todos os direitos reservados.